vem com novo acabamento interno superior, novo câmbio automatizado e um bom pacote de itens de segurança de série – fora as alterações estéticas em para-choques, conjunto óptico e lanternas a LED.
Para entender melhor, o câmbio automatizado não é automático, nem manual. É uma mistura dos dois. Quando a opção automatizada é selecionada, uma central eletrônica atua na embreagem e no câmbio. Por meio de sensores de velocidade e rotação do motor, essa central escolhe o melhor momento e efetua a troca das marchas - por isso não há o pedal de embreagem. A mudança do modo automático para o mecânico ou vice-versa pode ser feita a qualquer momento, com o carro parado ou em movimento. Para fazer a troca, é necessário dar um toque na alavanca ou no comando borboleta, quando a alteração for do modo automático (D) para o manual (M).
Outro detalhe é o Seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia), que permite que o motorista opte por até três diferentes formas de condução do seu carro, seja com foco no desempenho, seja a economia de combustível.
Para entender melhor, o câmbio automatizado não é automático, nem manual. É uma mistura dos dois. Quando a opção automatizada é selecionada, uma central eletrônica atua na embreagem e no câmbio. Por meio de sensores de velocidade e rotação do motor, essa central escolhe o melhor momento e efetua a troca das marchas - por isso não há o pedal de embreagem. A mudança do modo automático para o mecânico ou vice-versa pode ser feita a qualquer momento, com o carro parado ou em movimento. Para fazer a troca, é necessário dar um toque na alavanca ou no comando borboleta, quando a alteração for do modo automático (D) para o manual (M).
O sistema oferecido pela Fiat no Punto vem ainda com o chamado sistema Creeping (“movimentação lenta”) que, quando o motorista liberar o freio, a central eletrônica acopla a embreagem progressivamente permitindo a movimentação do veículo até uma velocidade máxima de 7,2 Km/h. Isso facilita manobras de estacionamento e arrancadas em pistas inclinadas (aclives ou declives) trazendo maior comodidade ao condutor. O torque máximo aplicado é de 3,5 kgfm, permitindo o arranque em rampas leves. Tecnologia que deixa o sistema mais parecido ainda com uma transmissão automática moderna.
Outro detalhe é o Seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia), que permite que o motorista opte por até três diferentes formas de condução do seu carro, seja com foco no desempenho, seja a economia de combustível.A Fiat preferiu dar destaque a uma plataforma exclusiva desenvolvida para manter o usuário do Novo Punto informado sobre o que acontece na internet enquanto ele dirige. Chamado de Fiat Social Drive, o dispositivo permite conectar o carro a redes sociais e ser informado de todas as atualizações. Basta criar uma conta na plataforma, pelo computador ou celular, conectar-se às redes sociais e escolher os amigos ou páginas de quem deseja receber notícias. Esse sistema foi desenvolvido para ser compatível com o sistema Blue&Me.
Ela vem de série com airbag duplo, ABS, ESS (Emergency Stop Signaling), vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, direção hidráulica, lanterna traseira de LED, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, desembaçador e limpador traseiro, My Car Fiat, porta-óculos, travas elétricas, trava automática das portas a 20 km/h, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de bordo B, piloto automático, entre outros itens.
Câmbio Dualogic melhorou, e muito em relação à dirigibilidade, o carro continua o mesmo. Ele tem boa ergonomia, apesar de o volante ser grande demais, boa visibilidade e um conjunto mecânico "ok”, com desempenho e arranques que não surpreendem, mas também não deixam ninguém na mão. O motor 1.6 16V E.torQ Flex tem potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.
Aliás, é indiscutível que o Punto T-Jet, com motor 1.4 turbo, é o melhor custo-benefício da linha, justamente por causa do desempenho esportivo do motor de 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque, encontrados já a partir dos 2.250 rpm e mantendo-se até 4.500 rpm. Embora ela seja a mais cara e bem salgada para um carro desta categoria (R$ 55.740).
Voltando à versão Essence Dualogic, a evolução do câmbio automatizado é indiscutivelmente um grande avanço no carro. Chamado de Dualogic Plus, a tecnologia Fiat mostra que já está lado a lado com a da Volkswagen, considerada até então a melhor entre as transmissões automatizadas. Em outras palavras, o bom e velho tranco da troca de marchas diminuiu muito. O solavanco maior é sentido na troca da primeira para segunda marcha, mas as outras são feitas de forma mais suave, tanto é que são imperceptíveis para os passageiros.
Para entender melhor, o câmbio automatizado não é automático, nem manual. É uma mistura dos dois. Quando a opção automatizada é selecionada, uma central eletrônica atua na embreagem e no câmbio. Por meio de sensores de velocidade e rotação do motor, essa central escolhe o melhor momento e efetua a troca das marchas - por isso não há o pedal de embreagem. A mudança do modo automático para o mecânico ou vice-versa pode ser feita a qualquer momento, com o carro parado ou em movimento. Para fazer a troca, é necessário dar um toque na alavanca ou no comando borboleta, quando a alteração for do modo automático (D) para o manual (M).
O sistema oferecido pela Fiat no Punto vem ainda com o chamado sistema Creeping (“movimentação lenta”) que, quando o motorista liberar o freio, a central eletrônica acopla a embreagem progressivamente permitindo a movimentação do veículo até uma velocidade máxima de 7,2 Km/h. Isso facilita manobras de estacionamento e arrancadas em pistas inclinadas (aclives ou declives) trazendo maior comodidade ao condutor. O torque máximo aplicado é de 3,5 kgfm, permitindo o arranque em rampas leves. Tecnologia que deixa o sistema mais parecido ainda com uma transmissão automática moderna.
Outro detalhe é o Seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia), que permite que o motorista opte por até três diferentes formas de condução do seu carro, seja com foco no desempenho, seja a economia de combustível.
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